Fev 09

Mau hálito! Conheça as causas e o tratamento!

A Halitose, também conhecida como “mau hálito”, consiste na exalação de odores desagradáveis provenientes da boca através da respiração. É um problema que afeta uma em cada duas pessoas.

Considera-se ser um problema de carácter social relacionado com uma higiene oral deficiente ou com enfermidades da cavidade oral, embora às vezes possa ser uma manifestação de outras patologias.

Oriigem

Dependendo da sua origem, a Halitose é classificada em dois tipos: a Halitose oral e a Halitose extra-oral.

A Halitose oral tem a sua origem na própria cavidade oral e deve-se principalmente (em 41% dos casos) à acumulação de biofilme oral (placa dentária) na língua. Embora possa também ser causada por outras situações como: problemas periodontais, cáries dentárias, tabagismo, entre outras. De acordo com múltiplos estudos científicos, a Halitose oral representa 90% dos casos.

Quando a halitose não tem origem na cavidade oral, é denominada Halitose extra-oral. Deve-se principalmente a distúrbios (internos) sistémicos, do trato respiratório superior/inferior, do sistema digestivo, assim como a patologias hepáticas ou renais. Este tipo corresponde a 10% dos casos.

Correcção das Afecções Dentárias

A correção da Halitose oral é orientado para a redução do número de microorganismos produtores de mau odor presentes no dorso posterior da língua e no sulco ou na bolsa periodontal, assim como para a volatilização de produtos de odor desagradável.

Entre os agentes antimicrobianos usados no controlo encontra-se a Clorohexidina numa baixa concentração de 0,05%, o Cloreto de Cetilpiridínio e o Lactato de Zinco, que demonstraram ser eficazes na redução de variáveis associadas à Halitose.

A nível geral, os protocolos de correção da afeção contemplam a realização de uma limpeza dentária profissional e instruções de higiene oral que vão desde uma correta escovagem à limpeza interproximal, incluindo a limpeza completa da língua (com um raspador de língua acompanhado por um colutório utilizado em gargarejos para alcançar o dorso posterior da língua).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.